16 de fevereiro de 2013

Meteoroides, Meteoros e Meteoritos

Com  a queda de um meteorito que atingiu ontem a região de Montes Urais, na Rússia, provocando pânico entre os moradores e ferindo várias pessoas, os meios de comunicação deram grande destaque à este fenômeno natural. O fenômeno, no entanto, não é considerado raro, embora seja praticamente impossível prever quando e onde vai ocorrer. O que não é comum, é atingir uma área povoada. 
Mas qual a diferença entre meteoroides, meteoros e meteoritos?  
Algumas vezes, quando olhamos para o céu à noite, podemos ver algo que se assemelha a uma estrela em queda riscando o céu - são as chamadas estrelas cadentes. Entretanto, estrelas de verdade não caem. esses objetos que vemos no céu são os meteoroides, que são corpos sólidos pequenos, alguns menores que a cabeça de um alfinete. Ao entrar na atmosfera, comprimem o ar a sua frente, ficam muito quentes e brilhantes e se desgastam, algumas vezes até desaparecem. A esse brilho demos o nome de Meteoro. Quando os meteoroides não se desgastam completamente e caem na superfície terrestre, recebem o nome de Meteorito
Meteorito Bendegó 


O Brasil já foi atingido por vários meteoritos. O maior deles possui 5,4  toneladas de massa e dimensões de 220cm x 145 cm x 58 cm, foi descoberto em 1784 por um garoto na serra de Bendengó, no sertão da Bahia. O meteorito leva o nome da serra.


Nenhum comentário: